Aqui não tem hipocrisia e nem parcialidade. Apenas um espaço para falar sobre "a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes".

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Se eu fosse o Dunga...

A uma semana da divulgação da lista de convocados para a Copa do Mundo, muita pressão surge por alguns nomes e uma frequente revolta já de antes continua com outros. Será que o Dunga vai convocar mesmo Doni, depois de amargar há muito tempo a reserva de Júlio Sérgio na Roma? Será que o Dunga vai deixar o Ganso, de talento inquestionável, de fora da Copa?

São perguntas que teremos resposta a uma semana, e eu vou lançar aqui duas escalações: a minha, se eu fosse técnico da seleção brasileira de futebol, e a que eu acho que será a do Dunga no dia 11.

As minhas escolhas seriam:

GOL

Júlio César: inquestionável. Melhor goleiro brasileiro em atividade no mundo.

Victor: mostrou grande personalidade e evolução no Grêmio. Ganhou seu primeiro título ontem, para sagrar-se finalmente como ídolo da torcida.

Gomes: grande goleiro que só evolui na Inglaterra. Seu time, o Tottenham, está prestes a sagrar uma vaga na Champions League o ano que vem, em quarto lugar.

LATERAIS DIREITOS

Maicon: não gostava dele no começo, o achava grosso, lento, e só tinha força física. Evolui de forma vertiginosa desde que entrou no time de Dunga. Suas últimas atuações pela Inter de Milão comprovam isso, com gols e assistências decisivas.

Daniel Alves: meu antigo titular, deve estar na lista por tudo que vem apresentando no Barcelona, por tudo que já apresentou na seleção e pela habilidade e velocidade inquestionável.

LATERAIS ESQUERDOS

Fábio Aurélio: o lateral esquerdo do Liverpool, pra mim, é o melhor lateral esquerdo DE ORIGEM que atua no futebol mundial. A grande maioria dos laterais na lista do Dunga passaram, com o tempo, a jogar mais no meio pela esquerda do que na lateral. Tem boa força de marcação e cruza com perfeição. Sem contar que Fábio Aurélio é perigosíssimo nas bolas paradas.

Marcelo: Anda fazendo diversos gols no Real Madrid e tendo ótimas atuações. Seu problema é a marcação deficiente, mas é o problema que quase todos os já chamados pela lista de Dunga possuem.

P.S.: Meu escolhido seria o Filipe Luís, do La Coruña. Mas não irá se recuperar a tempo.

VOLANTES

Denilson: o brasileiro do Arsenal já demonstrou ser muito melhor que caras marcadas do Dunga nessa posição. É mais rápido que o Gilberto Silva e chuta melhor que Josué. E marca com a mesma eficiência (ou melhor) que estes.

Lucas: um pouco irregular, talvez devido às poucas chances que tem no Liverpool, Lucas é o melhor nome que pode pintar como volante que cobre bem os espaços e sabe finalizar.

Hernanes: ninguém no mundo faz o que Hernanes faz na sua posição. Marca com grande eficiência, chuta de longa distância como ninguém e tem uma qualidade no passe invejável. Sem contar que proporciona à torcida do São Paulo belíssimos dribles e lances de efeito.

Ramires: ele é volante, ponto final. Velozíssimo, chega muito bem na frente e cobre eficientemente os espaços como segundo volante. Mas não deve ser utilizado como meia armador.

MEIO CAMPO

Kaká: mesmo depois da lesão, é um jogador que ninguém duvida de sua habilidade e já fez belíssimos jogos pela seleção. Está voltando a jogar e voltando bem. Nome certo na lista de qualquer um.

Paulo Henrique Ganso: estou junto ao grande clamor nacional. PH Ganso é craque, tem liderança, chama a responsabilidade, dribla muito bem, tem uma qualidade de passe invejável, uma visão de jogo surpreendente, enfim, como disse Sérgio Soares, técnico do Santo André: "Se não marcar o Ganso, ele ganha o jogo sozinho". Não existem jogadores assim em atividade no mundo.

Renato Augusto: o meia atacante revelado pelo Flamengo deixa saudades na torcida rubro negra e em mim, que admiro muito seu futebol, mas não consigo acompanhar mais de perto sua trajetória no Bayer Leverkusen. Jogador de drible extremamente preciso, grande força física e poder de decisão, é uma ótima escolha, nem que seja para ser deixado no banco.

Carlos Eduardo: criticado pela mídia cega e parcial, Carlos Eduardo é um grande jogador. Surgiu no Grêmio de Porto Alegre e praticamente carrega o time do Hoffenheim na Bundesliga. Muito habilidoso, era comparado a Ronaldinho Gaúcho no início da carreira, mas se escondeu no pequeno time da Alemanha.

ATAQUE

Luís Fabiano: absoluto e unânime, Luís Fabiano veste a camisa da seleção como nenhum outro centro avante após a era Ronaldo vestia. Independentemente de jogar bem, sempre se entrega, corre, busca o lance e finaliza com extrema precisão. Dono da camisa 9.

Nilmar: há tempos que Nilmar merece esse espaço como titular. Suas constantes lesões o atrapalham a carreira inteira, mas já há um tempo tem uma sequencia incrível. 6 gols em 5 partidas pela seleção, não há motivo para deixá-lo de fora. Driblador e finalizador, Nilmar é a cara da camisa 11.

Hulk: canhoto, de grande forma física e chute potentíssimo. E aplicado. Essas são as semelhanças e diferenças de Hulk e Adriano. Hulk vem numa grande sequencia no Portugues, jogando pelo Porto, e foi atrapalhado por uma confusão com seguranças no clássico contra o Benfica.

Grafite: para os que não acompanham futebol, Grafite evolui muito na Europa. Continua com o mesmo faro de gol da época de São Paulo, mas mais forte e mais habilidoso. Fez um gol que rendeu a indicação à gol mais bonito do ano passado, e, na minha opinião, merecia mais. Confira:



Bom, muita gente vai discordar de mim sobre muitos nomes, mas essa é a minha visão, do que eu acompanho do futebol a alguns anos. E por acompanhar eu digo, Ronaldinho não vai e não merece. Teve uma boa atuação agora no final de semana, mas o Milan já está fora da briga pelo título. Quando o time mais precisou dele, ele se omitiu. E foi sempre assim na seleção. E aquele jogo da Inglaterra na copa de 2002, o gol de falta foi sem querer e ele foi expulso logo após de o ter feito, o que fez com que o jogo já difícil se tornasse complicadíssimo.

Agora, a lista que eu acho que o Dunga fará:

Júlio César
Doni
Victor

Maicon
Daniel Alves

Michel Bastos
Marcelo (ou Gilberto)

Lucas
Ramires
Josué
Gilberto Silva
Elano
Kaká
Júlio Baptista
Felipe Melo

Robinho
Luís Fabiano
Nilmar
Grafite (ou Hulk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário